A importância da Formação Continuada na Educação Integral
Deuzany Francisca Gomes Rodrigues de Morais
Marilda Tavares Borges Lima
Wilza Jose Romeiro Marques
Resumo: O tema principal do estudo e pesquisa em questão é sobre formação de professores para atuarem na escola de tempo integral, possibilitando a preparação e qualificação desses profissionais para melhor atender a demanda dos alunos, principalmente do Ensino Fundamental, proporcionando a esses alunos, resultados significativos de aprendizagem para atuarem com mais responsabilidade e compromisso na sociedade em que vivem.
Palavras-chave: Educação Integral, Formação Continuada, Qualificação.
Introdução
Atualmente fala-se muito em Educação Integral. Sabe-se que a educação integral prolonga o tempo do aluno na escola, o que facilita o contato dos professores com esses alunos em diferentes períodos durante o dia. Ao estarem em contato com esses alunos – principalmente os alunos do ensino fundamental – os professores precisam estar preparados e qualificados para as situações adversas que irão encontrar.
Somente com profissionais especializados e bem preparados será possível intervir nas dificuldades de aprendizagem e de socialização proporcionando aos alunos oportunidades de escolha e de um aprendizado que seja realmente significativo para sua vida em sociedade.
Uma pergunta ecoa em nossas mentes ao falarmos de educação integral, existem profissionais especializados para atuarem na Educação Integral que atendam a demanda de alunos do Ensino Fundamental? Sendo assim, este trabalho tem como objetivo refletir e discutir sobre a importância da qualificação e formação profissional na educação integral.
A elaboração deste trabalho justifica-se pela deficiência de profissionais capacitados para atuarem na Educação Integral com alunos do Ensino fundamental.
Não consiste apenas em quantidade, sobretudo, é necessário qualidade. A relação que deve existir entre professores e alunos