A importancia da filosofia para o educador
Existem vários modos de conhecermos o mundo, a realidade e a existência material. Há estudiosos como René Descartes, que acreditam que o homem conhece inicialmente pela via racional, e que já nascemos com essa capacidade. Ele baseava sua filosofia a partir da razão, e que deveria ser criado um metodo que evitasse o erro, a partir de um procedimento que garantisse o sucesso do conhecimento pautado por regras e principios básicos.
O filósofo Agostinho, análisou expressamente as relações entre a fé e a razão, com base na sua experiência pessoal. A relação entre fé e razão segundo ele constitui o núcleo essencial do método agostiniano na busca incansável da felicidade ou da sabedória.
Tales de Mileto o filosofo precursor, acreditava na existência de um "princípio único". Afirmou que a água era origem de toda a existência, embora outros filósofos e discipulos seus não concordasse. Ele acreditava, que a coisa material sofria transformações ao longo do tempo. Com isso, Tales inaugurou o método de observação e especulação diferente das explicações teológicas e religiosas para todas as coisas, em vigor na época.
A filosofia trás ao educador um estimulo para aumentar sua capacidade de analisar diferentes pontos de vistas sobre um determinado assunto, fazendo com que atuemos melhor em nossa vida pessoal e social, pois o ato de educar vai além de ensinar conteúdos didáticos, não esquecendo, que a filosofia nos leva a refletir sobre fatos e filósofos. Onde cada filósofo trás sua teoria e ideias, contribuindo para nossa formação como educadores.
Enfim, a filosofia não tem resposta