Filosofia da educação x formação docente
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO X FORMAÇÃO DOCENTE: uma reflexão necessária
Local
2013
RESUMO
A filosofia da educação como elemento indispensável à formação docente no processo de instrução do discente. O objetivo deste artigo é apresentar o lugar que a filosofia da educação ocupa na formação e na prática do educador. Para tanto, realiza-se uma reflexão filosófica na educação, como forma de entender os conceitos preeminentes da filosofia e assim direcionar o estudo de maneira inteligível. Discorre-se também acerca da importância da filosofia da educação na formação do docente, bem como realiza-se uma reflexão sobre os benefícios que um docente pode proporcionar à formação do discente se sua prática estiver pautada em concepções filosóficas, pois a reflexão filosófica sobre a educação sempre se fará necessária para o docente durante toda a sua vida profissional.
Palavras-chave: Filosofia. Educação. Docente. Formação.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo traz uma reflexão bibliográfica acerca da filosofia na educação, bem como apresenta a relação que deve existir entre a prática docente e a filosofia no processo de formação do educador. Objetiva-se com esta pesquisa estabelecer um diálogo entre o desenvolvimento de formação do professor e a filosofia da educação, necessário à compreensão da importância que a mesma desempenha na vida profissional de qualquer docente que deseja fazer uso dela.
Para tanto, fundamentou-se este estudo nos autores Aranha (2006), Bechi (2012), Guzzo (2006), Luckesi (1994), Saviani (2004) e demais autores, como forma de proporcionar ao interessado neste estudo, um embasamento teórico consistente acerca da importância da filosofia da educação na formação curricular docente.
2 A REFLEXÃO FILOSÓFICA NA EDUCAÇÃO
O homem é o único ser capaz de pensar, refletir e modificar o seu meio. A filosofia nesse contexto, é um dos conhecimentos responsáveis pela formação do ser humano,