GEST DE PESS
É mais útil quando o receptor formula a pergunta que os que o observam possam responder. O feedback deve ser solicitado, mais que imposto. Será muito mais útil e efetivo, quando a pessoa que formulou a pergunta permite a seu interlocutor fornecer uma observação. Esta solicitação pode ser tanto verbal como não verbal, já que com o nosso próprio comportamento podemos comunicar ás pessoas se estamos interessados nesse tipo de ajuda. A pessoa não precisa aguardar passivamente que o feedback chega até ela; ao contrário, deve tomar a iniciativa de obtê-lo, abrindo espaço ou oportunidade para o feedback, ou pedindo aos outros informações a respeito de suas opiniões, atitudes e comportamentos.
OPORTUNO
Saber quando oferecer o feedback é tão importante quanto saber faze-lo. É preciso haver consciência quanto ao melhor momento, julgar quanto ele será construtivo, se deve ser oferecido isoladamente ou em grupo. Geralmente, é muito mais efetivo se for oferecido imediatamente após a conduta. Por outro lado, o comunicador poderá carecer de condições psicológicas para manter um diálogo sereno, em virtude de problemas de ordem pessoal interior, para que o feedback seja essencialmente benéfico. O critério da oportunidade reside na capacidade do comunicador discernir se tanto pra ele quanto o receptor tem condições, naquele momento, que possibilitem um efeito positivo para o feedback.
SOLICITADO AO INVEZ DE IMPOSTO
É mais útil quando o receptor formula a pergunta que os que o observam possam responder. O feedback deve ser solicitado, mais que imposto. Será muito mais útil e efetivo, quando a pessoa que formulou a pergunta permite a seu interlocutor fornecer uma observação. Esta solicitação pode ser tanto verbal como não verbal, já que com o nosso próprio comportamento podemos comunicar ás pessoas se estamos interessados nesse tipo de ajuda. A pessoa não precisa aguardar passivamente que o feedback chega até ela; ao contrário, deve tomar a