Orgulho de Ser Brasileiro
O filme retrata entrevistas com pessoas importantes que fizeram mudanças políticas e sociais no Brasil, realizadas pelo próprio diretor do filme: Adalberto Piotto. O objetivo da realização deste filme foi como o próprio diretor fala: “Não fiz um filme para apresentar o Brasil aos brasileiros. Conhecemos o país que somos. Fiz um filme pra discutir o país que vivemos e que vamos perpetuar às próximas gerações.”
Os entrevistados foram políticos como Fernando Henrique Cardoso, intelectuais, artistas como Romero Britto, profissionais liberais, religiosos e esportivos no qual eles descrevem e comparam sua brasilidade e de todos os brasileiros gerando críticas e discordâncias no espectador como também eles se dividem em depoimentos ao longo do documentário questionando o Brasil, a cultura dos brasileiros e o momento do país. Alguns trechos do filme revela o talento da cantora Badi Assad cantando o hino nacional brasileiro.
O diretor do filme Adalberto Piotto, está dedicando-se à divulgação e distribuição de seu filme no Brasil a fim de deixar o espectador analisar sobre a situação real do país e da sociedade para tirar suas conclusões e críticas. Minha opinião com relação ao filme é de que o diretor foi muito criativo em suas entrevistas no qual ele elaborou perguntas formais aos entrevistados e que ocasionou reflexões diretas no decorrer do filme com o título do mesmo resultando em críticas pessoais.
FACULDADE CDL
ESTUDOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS
PROFESSORA: CARLA MICHELE QUARESMA
ALUNA: ÉRICA SCHRAMM BEZERRA DE MENEZES
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
TURMA: 2014.1 - NOITE