trabalho 01
Curso: Agroindústria
Turma: 100 Nº da pratica: 01
Titulo da Prática: Produção de Licor extrafino aluno charlen
Maranhão
2-OBJETIVO
Produção de licor extrafino com essência de menta em sua composição
3-INTRODUÇÃO A graduação alcoólica é o principal controle de qualidade, nas bebidas fermentadas e/ou destiladas. São produtos de consumo cada vez mais crescente, e faz-se necessária a avaliação de suas características para fins de qualidade.
O que caracteriza uma bebida alcoólica é a sua passagem pelo processo fermentativo, responsável pela extração de todos os princípios ativos existentes e necessários em suas devidas proporções, o que resultará em uma união de substâncias que darão caráter peculiar de acordo com a matéria-prima utilizada no desenrolar da produção, e que, se necessário serão melhoradas durante o processo de envelhecimento, que é opcional, e trará por fim as características corretas para sua classificação (AQUARONE, 2001). A legislação brasileira define bebida alcoólica como um produto refrescante, aperitivo ou estimulante, destinado à ingestão humana no estado líquido, sem finalidade medicamentosa e contendo mais de meio grau Gay-Lussac de álcool etílico.
4-FUNDAMENTAÇÂO TEÓRICA
Louis Joseph Gay-Lussac ou Joseph Louis Gay-Lussac foium físico e químico francês. É conhecido na atualidade por sua contribuição às leis dos gases.
Uma grande contribuição de Gay-Lussac é a sua lei volumétrica, segundo a qual ele afirma que, nas mesmas condições de temperatura e pressão, os volumes dos gases participantes de uma reação têm entre si uma relação de números inteiros e pequenos. Sua tese foi publicada em 1808, e envolvia a reação entre hidrogênio e oxigênio, cujo produto era vapor d'água. Essa