psicolinguistica
As perguntas foram direcionadas à professora psicopedagoga, Eridiana Soares, que diz planejar suas aulas a partir da necessidade dos alunos, onde ao perceber certa dificuldade em algum contexto desenvolve atividades para suprir a respectiva necessidade. Estas aulas são geralmente realizadas com material lúdico, para que a criança possa assim desenvolver-se e aprender de forma divertida e espontânea, segundo Eridiana a aprendizagem se dá por duas vias, os fatores internos e externos, os fatores internos estão relacionados ao interesse do aluno em aprender e a motivação que lhe é dada em sala de aula e na família, já os fatores externos fazem parte da estrutura, como material adequado para o desenvolvimento das atividades em sala de aula, e em outros ambientes. As maiores dificuldades encontradas pela professora estão relacionadas ao espaço adequado aos alunos, a escassez de material didático e o déficit na formação continuada para os professores, de forma especial direcionada aos alunos com deficiência física.
“Sem dúvida os bons relacionamentos, tanto por parte da escola quanto da família e comunidade auxiliam na aprendizagem e interesse dos alunos, visa o bem estar e torna o ambiente agradável” diz a professora. Quanto à motivação encontrada por parte da professora para desenvolver seu papel de educadora, Eridiana diz que gosta de ver o desenvolvimento das crianças, já por parte dos alunos a professora acredita que a motivação deve ser feita em primeiro lugar pela família, em seguida pela escola que tem possibilidade de proporcionar aos alunos o bem estar na hora da aprendizagem.
II. ROTINA DINÂMICA DE SALA DE AULA
As perguntas foram direcionadas à professora psicopedagoga, Eridiana Soares, que diz planejar suas aulas a partir da necessidade dos alunos, onde ao perceber certa dificuldade em algum contexto desenvolve atividades para suprir a respectiva necessidade. Estas aulas são geralmente realizadas com material lúdico,