projeto educativo
1. INTRODUÇÃO
Este projeto será desenvolvido na escola Irmã Irma Zorzi em todas as turmas de 1º ao 5º ano, com cerca de 150 alunos, tendo como temática central a reflexão sobre o bullying tanto na escola como na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feita de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. Pretende-se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, este projeto visa discutir formas de convivência no espaço escolar, valorizando a amizade, os valore e a integração entre os envolvidos no projeto.
2. HISTÓRICO
Decidimos implantar esse projeto na escola, devido ao aumento das agressões físicas e verbais em todas as séries da escola, fazendo com que os valores humanos fossem esquecidos e a convivência diária no espaço escolar fosse ficando cada vez mais difícil, envolvendo até os pais muitas vezes em brigas que começavam no ambiente escolar pelas crianças, e foram sendo levadas para fora dos muros da escola.
3. JUSTIFICATIVA
A prática do bullying tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vítimas. Discutir as questões ligadas a prática do bullying com toda a comunidade escolar, é importante, pois, proporciona a reflexão e evita que novos casos de bullying ocorra nas unidades escolares. Este projeto pretende atuar, tanto com os alunos, como pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.
A popularidade do fenômeno cresceu com a influência dos meios eletrônicos, como a internet e as reportagens na televisão, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando proporções maiores. “O fato de ter conseqüências trágicas- como mortes e suicídios- e