Logística Reversa
Estamos diante do maior paradigma da sociedade humana: Como pode um ser tão inteligente quanto o homem, desencadear a sua própria destruição? Como pode algo tão simples ter se tornado algo tão complexo, onde somente após as reações negativas do planeta, o homem resolve no final do século passado, se preocupar de fato com o meio ambiente?.
Somente atitudes insanas, atitudes irresponsáveis, ou melhor, literalmente o egoísmo e o orgulho humano é que podem ter produzido tamanha barbaridade com o nosso planeta.
A cada dia criamos inovações que sempre são defendidas como algo benéfico e importante para a humanidade, porém, esquecemos que as inovações geram impactos positivos e também, negativos no meio ambiente. Mas, como proibir um empresário de criar um produto inovador como um Iphone por exemplo? Se dissermos a ele que o consumismo que haverá com esta inovação vai prejudicar muito o planeta com a produção industrial deste produto revolucionário, será que ele vai suspender a produção? Tem alguém disposto no mundo a levantar barreiras contra a inovação? Eis ai a questão estampada. Aceita-se inovar, mas, não há a preocupação com as conseqüências para o meio ambiente. Inventar o plástico foi algo revolucionário, mas, alguém lembrou do pobre do planeta que vai receber todos os sacos descartados?
Como a nossa ficha caiu muito tarde, ainda somos ineficazes na aplicabilidade de soluções viáveis para que a Logistica Reversa seja intensamente difundida no mundo. Acredito que em dez anos teremos uma boa fatia da sociedade praticando Logistica Reversa. Mas por que este termo ainda é tão desconhecido na nossa sociedade?
Certamente porque o capitalismo não se beneficia dele ainda. Isso é notório. Quando vemos o governo criando leis para que aconteça cada vez mais o descarte ecologicamente correto dos materiais que podem prejudicar o meio