RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
MESTRANDO EM EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PROFESSOR DOUTORANDO: AMARILDO COSTA SILVA
RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
BREVES/PA
2014
MESTRANDOS:
DELMA DIAS XAVIER
GRACINALDO DA SILVA SOARES
LEIDINELMA BRITO SILVA
MARIZETE F. DE MENEZES DAVID
RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Artigo apresentado a Anny Sullivan University como parte dos requisitos de avaliação, no Mestrado em Educação, para obtenção de conceito na disciplina Educação Ambiental, ministrada pelo professor doutorando Amarildo Costa Silva.
BREVES/PA
2014
INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental (EA) é vista hoje como uma possibilidade de transformação ativa da consciência ecológica de cada cidadão e das condições da qualidade de vida. De acordo com o Capitulo 1, artigo 1° da Política Nacional de Educação Ambiental.
Entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. (LEI 9.795, 1999, art. 1º).
Vem-se despontando, no contexto mundial, uma série de movimentos, ações, protestos, eventos e iniciativas que apontam para a aquisição de uma consciência ambiental de extrema necessidade em nossos dias. Mas ainda assim é grande o descaso da grande maioria, não se vê movimentos da sociedade, como um todo, que se configura de grande relevância em se tratando de práticas ambientais saudáveis e comuns no dia-a-dia.
Falando em termos de Brasil, sabemos que em nosso território está localizado a maior bacia hidrográfica do mundo e a floresta mais densa do planeta, no entanto, se sabe que pouco se tem feito para que tudo isso seja preservado e