Brasilidade e diversidade cultural
A diversidade cultural representa as distintas culturas que existem no planeta. Como cultura compreende-se o conjunto de costumes e tradições de um povo transmitidas de geração em geração. Dessa forma, como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crença, comportamento, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros. O estrangeirismo é um processo que, devido à assimilação constante de informações externas, atribui mudanças na vida social e nas características culturais de um povo de forma involuntária. No Brasil, as diversas manifestações culturais promoveram a importação de aspectos culturais e sociais, contribuindo para a miscigenação do povo brasileiro e suas características inigualáveis. A concretização da globalização no mundo é o fator essencial para as adaptações feitas pelos brasileiros em seu cotidiano.
A presente pesquisa foi realizada visando uma reflexão sobre este tema. Tentei desenvolver o conceito de estrangeirismo, a influência e suas consequências e hipóteses para uma fácil aceitação do processo.
A influência estrangeira:
O brasileiro construiu sua identidade através do tempo, juntando características de vários povos que foram chegando ao país. Essa miscigenação se mostra na culinária, nas tradições mantidas por descendentes de imigrantes, e no jeito de falar de cada região do país. Durante o decorrer da História, muitos estrangeiros desembarcaram em diversos pontos do Brasil, deixando sua marca. Atualmente, a chegada de imigrantes se tornou menos frequente em nosso território, todavia, as influências não deixam de ocorrer. Tal fato pode ser visto, também, na culinária; o “cheeseburguer”, originalmente norte americano, difundiu-se por todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Em praticamente todas as cidades há um restaurante de “fast-food” pertencente a uma multinacional ou, até mesmo, a um restaurante brasileiro.
Entretanto, isso não é um ponto negativo.