ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
Trabalho apresentado para a disciplina
Hidrologia e Drenagem, de Pesquisa da Universidade de Campinas
1 – INTRODUÇÃO
A possibilidade concreta da escassez de água doce começa a tornar-se, cada vez mais, a grande ameaça ao desenvolvimento econômico e à estabilidade política do mundo nas próximas décadas. As disputas pelo uso da água poderão, inclusive, desencadear conflitos e guerras em escala imprevisível.
A Organização das Nações Unidas (ONU) já alertou: em 2025, cerca de 2,7 bilhões de pessoas, em todo o mundo, enfrentarão a falta d'água se as populações continuarem a tratá-la como um bem inesgotável.Os paises que detêm grandes reservas naturais de água doce - como o Brasil - são acompanhados de perto como potenciais fornecedores.
Como a demanda por água potável cresce em todo mundo, este é um mercado de dimensões ainda incalculáveis. Para a solução desse problema, o passo inicial é o completo conhecimento do ciclo hidrológico, que vai possibilitar correta avaliação da disponibilidade dos recursos hídricos de uma determinada região. Uma das partes mais importante desse estudo é entender o que acontece com as águas subterrâneas, sem dúvida a menos conhecida do referido ciclo.
2 – TEMA APRESENTADO
2.1 “ ÁGUAS SUBTERRÂNEAS”
2.1.1. O que é
É toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. As águas subterrâneas cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitada.
Após a precipitação, parte das águas que atinge o solo se infiltra e percola no interior do subsolo, durante períodos de tempo extremamente variáveis, decorrentes de muitos fatores: - porosidade do subsolo: a