Aguas Subterraneas
Tem papel essencial na manutenção de umidade do solo, fluxo dos rios, lagos e brejos.
É também responsável pelo fluxo de base dos rios, sendo responsável pela sua perenização durante os períodos de estiagem Aqüífero – formação geológica que contem água e esta pode mover-se em quantidades suficientes para permitir um aproveitamento econômico.
Hidrogeologia – ramo da hidrologia que estuda o armazenamento, circulação e distribuição da água na zona saturada das formações geológicas, tendo em conta as suas propriedades físicas e químicas, interação com o meio físico e biológico e suas reações a ação do homem.
Zona não saturada- Tb chamada de zona de aeração ou vadosa, é a parte do solo que esta parcialmente preenchida por água.
Pequenas quantidades de se distribuem uniformemente, nesta zona ocorre o fenômeno de transpiração pelas raízes das plantas.
Dentro da zona não saturada encontra-se:
Zona de umidade do solo: é a parte mais superficial, onde a perda de água de adesão para a atmosfera é intensa.
Zona intermediaria: esta entre a zona de umidade do solo e a franja de capilaridade, com umidade menor que a zona de umidade e maior que da franja capilar.
Em áreas aonde a zona intermediaria esta próxima a superfície pode esta não existir, pois a franja capilar atinge a superfície do solo Franja de capilaridade: é a região mais próxima ao nível da água do lençol freático, onde a umidade é maior devido a presença da zona saturada.
Zona saturada: é abaixo da zona não saturada onde os poros ou fraturas da rocha são totalmente preenchidos por água.
Para que haja infiltração ate a zona saturada é necessário primeiro satisfazer as necessidades da força de adesão na zona não saturada.
A superfície que separa a zona saturada da zona de areação é chamada nível freático, ou seja, este nível