Fatores que influenciam a educação
DEBORA PESSOA COSTA QUINTARELLI
RIO DE JANEIRO
DEZEMBRO – 2013
DEBORA PESSOA COSTA QUINTARELLI
OS FATORES QUE INFLUENCIAM A EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado à professora Leila Scoralick da disciplina Psicologia da Educação, da turma CN14/2013, turno manhã, do CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
IMEC Educacional
Rio de Janeiro – 2013
FATORES GENÉTICOS OU HERANÇA São elementos hereditários que estão na inscrição do programa biológico da pessoa, a herança genética. É a herança biológica, o que vem do DNA dos nossos pais.
FATORES NEUROENDÓCRINOS O hipotálamo controla as funções da glândula hipófise que produz e libera os hormônios de todas as glândulas do nosso organismo que possibilita a exploração do potencial genético.
FATORES AMBIENTAIS O meio em que o individuo está inserido influência tanto positivamente quanto negativamente no seu desenvolvimento consequentemente na sua educação. Este ambiente compreende tanto as condições materiais (alimentação), quanto às condições dos ambientes físico (moradia, estilo de vida) e ambiente familiar e cultural.
NUTRIÇÃO A alimentação deve ser balanceada e saudável.
Deve-se fornecer energia a criança para atender as necessidades do metabolismo basal.
VARIAVÉIS SÓCIO-ECONOMICAS-CULTURAIS As variáveis socioeconômicas exercem influencia na educação, são elas: renda per capta, idade dos pais, tamanho da família, condições de habitação e saneamento, escolaridade, higiene e cultura dos pais. Quanto melhor as condições de vida mais fácil ocorre à maturação.
FAMÍLIA E OS FATORES PSICOSSOCIAIS O ambiente familiar comporta elementos diversos de ordem psicológica e de ordem cultural – são os conhecimentos passados de geração em geração, os costumes dos pais. A falta de carinho e afeto compromete o desenvolvimento neuro-psicomotor, consequentemente a aprendizagem.
O PROFESSOR E O PROCESSO