SAUDE DA CRIANÇA
SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Prof. Esp. Fernanda S. Morais
Crescimento Infantojuvenil
Crescimento Infantojuvenil
Puericultura
A palavra “puericultura” (que vem do latim puer, pueris, criança e cultura, que significa cultura, criação) significa a ciência médica que se dedica ao estudo do desenvolvimento infantil, ou seja, dos cuidados com o ser humano em fase de desenvolvimento.
Crescimento Infantojuvenil
Relatam os antigos que o termo puericultura ficou conhecido por volta de 1762, na Suíça, a partir da publicação do livro Tratado de puericultura, de autoria do suíço Jacques Ballexserd. Porém, ganhou repercussão internacional em 1865, quando o médico francês A. C. Caron publicou um manual intitulado “A puericultura ou a ciência de elevar higienicamente e fisiologicamente as crianças”.
Crescimento Infantojuvenil
Puericultura
Caron resolveu publicar essa obra quando constatou, por meio de pesquisas e experiências práticas, que a maioria das crianças internadas nos hospitais de Paris, à sua época, poderiam ter doenças e consequentemente internações evitadas, se suas mães tivessem recebido orientações de como cuidar e amamentar corretamente seus filhos. Com isso, a medicina da época reconheceu os dois pilares mais relevantes da puericultura: a prevenção e a educação em saúde.
Puericultura no Brasil
Para introduzir a puericultura no Brasil, precisamos, primeiro, observar dois acontecimentos peculiares que ocorriam no Brasil por volta do início século XX. Nessa época, nosso país passava por sérios problemas de saúde pública, com elevadas taxas de mortalidade infantil, falta de hospitais e deficiência de profissionais médicos com conhecimentos pediátricos. E, paralelamente a isso, a industrialização no Brasil crescia de forma vultosa. Houve uma elevada ampliação da classe operária, entraram em vigor as primeiras leis sociais, com a regulamentação do trabalho da mulher grávida e da