Saude da criança
Órgãos não governamentais
UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância): Foi fundada em 11 de dezembro de 1946, e foi criada para ajudar as crianças que viviam na Europa e que sofreram com a 2ª Guerra Mundial. Sua sede é em Nova Iorque, nos Estados Unidos. É a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças. Em termos genéricos, trabalha com os governos nacionais e organizações locais em programas de desenvolvimento a longo prazo nos setores da saúde, educação, nutrição, água e saneamento e também em situações de emergência para defender as crianças vítimas de guerras e outras catástrofes. Atualmente, está presente em 191 países e territórios de todo o mundo.
Órgãos não governamentais
Pastoral da Criança: Criada em 1983, tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 228 mil voluntários capacitados. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Esse serviço tem incentivado a alimentação enriquecida com a multimistura e têm combatido a desidratação ocasionada por diarréia com a terapia de reidratação oral.
Órgãos não governamentais
APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais): Fundada em 3 de outubro de 1968, é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que tem a finalidade de prestar assistência integral às pessoas com deficiência intelectual. Para manter a sua atividade fim, a instituição oferece diversos serviços à comunidade que propiciam a sua viabilidade econômica.
Ministério da Saúde
Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde (1996): Verificou a redução das taxas de mortalidade em áreas urbanas, as áreas rurais e carentes continuam em condições muito precárias, devido à falta de acompanhamento às mães no pré-natal e durante o parto. As condições