Saúde da criança
Após o segundo ano de vida as consultas devem ser anuais, e normalmente a procura esta relacionada a uma queixa pontual. A maior procura nesta faixa etária esta relacionada as queixas odontológicas, seja pela troca da dentição natural e/ou aparecimento de cáries.
Tendo o Centro de Saúde Trindade organizado o acesso as consultas odontológicas para crianças na faixa etária de 0 a 9 anos através de atividade coletiva, pensou-se em estender ao grupo de 2 a 5 anos uma ação voltada a integralidade da assistência, buscando detectar as vulnerabilidades características dessa faixa etária, bem como resgatar o calendário de consultas de forma ágil e resolutiva.
* Consulta da Criança
O acompanhamento da criança nos primeiros anos de vida é fundamental, pois permite a equipe de saúde evidenciar precocemente os transtornos relacionados ao desenvolvimento e crescimento e fatores relacionados a nutrição, capacidade mental e social.
As ações desenvolvidas pelos serviços de saúde na Atenção Primária em Saúde devem estar voltadas para a promoção do crescimento e desenvolvimento, a proteção da saúde e a identificação e tratamento precoce dos problemas detectados.
No Centro de Saúde Trindade as consultas de puericultura no primeiro ano de vida, conforme calendário estabelecido pelo Programa Capital Criança, são realizadas pelos médicos de família, pediatra e enfermeiros. Após este período, os médicos de família e pediatra realizam esta ação, uma vez que a procura, depois do segundo ano de vida, esta relacionada normalmente a uma queixa pontual (verminoses, anemias, dores,