Saúde da criança
O portfólio é uma forma de aprofundar o conhecimento sobre a temática abordada. Ele apresenta diversas dimensões da aprendizagem, enquanto construção de conhecimentos e, desta, enquanto condição de desenvolvimento pessoal. Através do uso do portfólio, faz-se uma reflexão sobre o tema proposto, o trabalho e envolvimento na construção enriquecem o conhecimento.
Este trabalho consiste em uma reflexão dos assuntos expostos em sala de aula. Saúde da Criança e do Adolescente I é uma disciplina importante, pois este cuidado na infância corresponderá à base da vida adulta, a qual poderá ser gozada com plenitude pelo indivíduo. Os assuntos abordados foram; História da Criança, Aleitamento Materno, Crescimento e Desenvolvimento, Rede de Frios, Vacinação e Imunização, Vigilância do Desenvolvimento, Exame Físico, Consulta de enfermagem (Puericultura), Violência Contra a Criança, ou seja, os elos da cadeia de cuidados, necessários para o suporte vital da infância.
Estes assuntos serão, nas próximas páginas, destrinchados, relembrados e analisados, tomando por base os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula somado com o embasamento teórico que disponibilizamos no acervo literário a respeito dos conteúdos mencionados acima.
Historia da Criança Brasileira.
O nosso primeiro encontro da disciplina de saúde da criança foi marcado pela apresentação da disciplina pelo corpo discente, seguida da explanação feita pela professora Simone, resgatando um pouco a história da criança brasileira.
Por muito tempo, o papel da criança na história do Brasil se deu de forma desatenta, onde era incerta a sobrevivência, pela falta de cuidados e tecnologia e pelos índices de mortalidade altos. Marcadas por violência física e psicológica, maus-tratos, falta de alimentação sua condição de vida torna-se disparada quando comparada com a maioria das nossas crianças atuais.
Crianças de Portugal ( 1500/1808).
Começando pela história das