saude da criança
Aula 1
Escola Técnica de Saúde – ETS
Curso: Auxiliar de Enfermagem
2013
INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM
PEDIÁTRICA
O significado social e a existência de um grande número
de crianças em qualquer população são marcas de enfermagem pediátrica. Esta se caracteriza pela atenção a um grupo de pessoas que está em constante crescimento e desenvolvimento e pela abordagem de ações preventivas em seu cotidiano de assistência.
O aparecimento da Pediatria como especialidade ocorreu na Europa, quando alguns médicos começaram a observar e a estudar as diferenças das doenças ocorridas em adultos e em crianças. Antes disso, o fato não tinha o menor significado tanto para médicos quanto para enfermeiras. O aparecimento do primeiro departamento de Pediatria na Universidade de Havard se deu em 1888.
Há algum tempo, a assistência de enfermagem à
criança hospitalizada seguia condutas e procedimentos extremamente rígidos.
A ausência de medicamentos antibióticos, os altíssimos índices de infecção, o grande número de crianças doentes e o próprio despreparo de profissionais levavam ao estabelecimento de regras de isolamento e repouso muitas vezes absurdas, como o uso de camisas
- de - força. Preocupados com o risco de infecção cruzada e despreparados para atender as necessidades individuais da criança e dos pais, os profissionais de saúde as mantinham isoladas, tanto uma das outras como da mãe e do restante da família.
Com os avanços na área de saúde, houve
mudanças nos métodos de assistência à criança.
O advento da Psicologia, os estudos de Freud e de outros sobre o comportamento humano deram início a uma abordagem mais integral à criança, possibilitando a compreensão das suas necessidades emocionais, em suas diversas fases de crescimento e desenvolvimento.
CONCEITOS BÁSICOS NA ASSISTÊNCIA À
SAÚDE DA CRIANÇA:
Enfermagem Pediátrica: É um campo de
estudo e de prática da enfermagem dirigida à assistência à