Educação nutricional
Nutrição e educação
A Educação Nutricional configura-se em um campo
Educação Nutricional na sociedade contemporânea
Profa. Sílvia Freaza
de atuação educativa do nutricionista (Lei Federal 8.234/91).
construir conhecimentos significativos com o paciente, o qual deve ser considerado sujeito ativo do processo, sempre aberto e flexível às suas necessidades
Evolução educação nutricional
Valorização do significado dos alimentos, dos aspetos religiosos e culturais, não era preconizada a participação ativa dos educandos. Necessidade de um diagnóstico educativo bem elaborado e formulação específica de objetivos educativos. Compreender como cada cultura compõe o seu conjunto de regras voltadas à alimentação, considerar hábitos alimentares que demonstrem riscos à saúde dos indivíduos.
Evolução educação nutricional
Alimento não mais visto somente como uma fonte de
nutrição → capacidade de desempenhar várias funções → relacionado aos aspectos sociais, culturais, religiosos, econômicos, psicológicos, antropológicos, que influenciam nos hábitos alimentares dos indivíduos e grupos → devem ser considerados em um processo de Educação Nutricional mais efetivo.
Fatores que influenciam o comportamento alimentar
Contexto cultural e sócioeconômico
Pessoas com nível sócio cultural + elevado: alimentos mais leves, lights. Classes populares: alimento é uma mescla de valores simbólicos, manutenção das características regionais e padrões sócio-culturais (alimentos “fortes” ou “fracos”; “pesados ou leves”.
Nutricionista - facilitar a interpretação de conceitos construídos por diferentes sujeitos sociais, justificando seus hábitos alimentares e suas articulações concretas do cotidiano, enquanto estratégias de vida.
☺ A Educação Nutricional será tão mais efetiva quanto mais puder influenciar as diferentes naturezas de determinantes do comportamento alimentar, isto é, aqueles com origem no alimento, na pessoa e no ambiente.
1