projeto educativo
Ao delinearmos a estrutura da nossa tese, considerámos justificar-se uma abordagem clarificadora de alguns conceitos que estão relacionados com o tema em estudo e que, ao mesmo tempo, nos poderão auxiliar nessa contextualização.
O primeiro conceito a estudar é o de Projecto Educativo de Escola que será efectuado neste primeiro capítulo do nosso trabalho. Esta abordagem irá permitir-nos conceptualiza-lo, caracterizando-o e procurando ainda, analisar, comparar e confrontar as propostas de definição deste termo apresentadas por diversos investigadores. Vai-se portanto promover uma reflexão à volta deste conceito, não esquecendo o seu enquadramento legal e político que se apresenta revestido de etapas diferenciadas.
Não é possível estudar o Projecto Educativo de Escola sem ter permanentemente em conta a forma como a escola está organizada e o espaço de que dispõe para levar à prática as suas intenções educativas. O Projecto Educativo, é portanto, a expressão da autonomia da escola, mas esta só existe porque é construída através do próprio projecto, donde o Projecto Educativo de Escola é simultaneamente um processo e um produto.
Assim sendo, iremos abordar o Projecto Educativo de Escola segundo diferentes ângulos: começamos por conhecer a noção geral de Projecto; de seguida analisa-se o Projecto no âmbito da educação tentando compreender de que forma pode ser utilizado nesta área; no terceiro ponto, conheceremos o conceito e as finalidades do Projecto Educativo de Escola, considerando a opinião de vários autores; no quarto ponto abordaremos a importância da construção do Projecto Educativo de Escola, com o intuito de perceber de que forma este documento contribui para a autonomia de Escola. O capítulo termina com o ponto 5, onde conheceremos todo o enquadramento legal e político do Projecto Educativo de Escola. 17
1- Noção de Projecto
Para iniciar este capítulo torna-se necessário efectuar uma análise conceitual e