Gênero e Diversidade na Escola
PROFESSORA: SOCORRO
ALUNA: DAIANA DOS SANTOS SILVA
GÊNERO
E
DIVERSIDADE
NA
ESCOLA
ARACATI-CEARÁ
2014
APRESENTAÇÃO:
Neste trabalho há questionamentos sobre a sexualidade e o sexo. O que é? Qual a importância de tratarmos do assunto com crianças e adolescentes. A visão do professor sobre o assunto e sua importância.
O QUE É SEXUALIDADE?
Segundo Sigmund Freud, pai da psicanálise, “a sexualidade pode ser entendida como uma carga energética que se distribui pelo corpo de maneiras distintas”. Quando solicitados a definir em vídeo a sexualidade em uma palavra, alunos e profissionais de uma escola portuguesa falaram em afeto, amor, desejo, intimidade, confiança, prazer, sorriso, abraço, carinho, paixão, responsabilidade, partilha, sedução, amizade, respeito, sexo, confiança, ternura, toque, segurança, beijo. Será só isso? Ou tudo isso?
“Apreciar a textura de um sorvete, relaxar numa massagem, desfrutar o beijo da pessoa amada: tudo o que se relaciona ao prazer com o corpo está ligado à sexualidade. Embora pelo senso comum ela se confunda com o erotismo, a genitalidade e as relações sexuais, o fato é que esse campo do desenvolvimento humano pode ser entendido num sentido mais amplo e deve incluir a conscientização sobre o próprio corpo e a forma de se relacionar amorosamente.” Essa foi a definição da jornalista Thais Gurgel em uma das suas reportagens (“O despertar da sexualidade”: http://migre.me/e53fv) para a revista Nova Escola.
Mais uma consideração, essa segundo a Associação Mundial de Sexologia: “A sexualidade é parte integrante da personalidade de cada ser humano. Seu desenvolvimento depende da satisfação de necessidades humanas básicas tais como desejo de contato, intimidade, expressão emocional, prazer, ternura e amor…”.
Sexualidade é um termo bastante abrangente.