São josé dos campos orgulho de ser brasileiro
PEDAGOGIA
ALINE CRISTINA LUIZ DA SILVA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ORGULHO DE SER BRASILEIRO
CIDADE
São José dos Campos – SP
2010
ALINE CRISTINA LUIZ DA SILVA
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ORGULHO DE SER BRASILEIRO
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Fundamentos e Metodologias do Ensino de História, sob a orientação da professora: Cyntia Simioni França.
Tutor de Sala: Célia Regina
Tutora Eletrônica: Renata de Souza França B. de Almeida
São José dos Campos – SP
2010
Moramos na cidade de São José dos Campos – SP, que fica no Vale do Paraíba. As origens de São José dos Campos remontam ao final do século XVI, quando se formou a "Aldeia do Rio Comprido", uma fazenda jesuítica que usava a atividade pecuarista para evitar incursões de bandeirantes. Porém, em 10 de setembro de 1611, a lei que regulamentava os aldeamentos indígenas por parte dos religiosos fez com que os jesuítas fossem expulsos e os aldeãos espalhados.
Os jesuítas voltaram anos mais tarde, estabelecendo-se em uma planície a 15 km de distância, sendo este o núcleo que deu origem à cidade que conhecemos e onde hoje encontramos a Igreja Matriz. Contavam com o clima agradável e uma posição estratégica em caso de invasões. Novamente a missão passava aos olhares externos como fazenda de gado. Nesse período, a aldeia apresentou sérias dificuldades econômicas, em função do grande fluxo de mão-de-obra para o trabalho nas minas.
Em 1759, os jesuítas foram expulsos do Brasil, e todas as posses da ordem confiscadas pela Coroa. Na mesma época, assumiu o governo da Capitania de São Paulo Dom Luis Antonio de Souza Botelho Mourão, conhecido como Morgado de Mateus, com a incumbência de reerguer a Capitania, mera coadjuvante num cenário em que Minas Gerais se destacavam pela atividade mineradora. Uma de suas primeiras providências foi elevar à categoria de Vila diversas aldeias, entre elas São José,