Resumo filosofia
Filosofia – Introdução O conhecimento filosófico se torna imprescindível para conhecermos as coisas que nos rodeiam. A filosofia está presente na existência humana e sua utilização permite ao ser humano pensar com clareza, refletir mais profundamente sobre suas ações. E com isso faz com que o ser humano caminhe na evolução conhecendo mais sobre ele mesmo e sobre o mundo que o rodeia, e consequentemente em como melhor aproveita-lo.
ASPECTOS HISTÓRICOS
1. O surgimento A filosofia sempre foi uma atividade caracteristicamente humana, tendo nascido no dia em que o homem se tornou autoconsciente, como já mencionado, constituindo, desde então, uma prática voltada para o trabalho, a serviço da compreensão e transformação do mundo. E então o homem se viu homem. E passou a se questionar e aprimorar.
2. Antecedentes
A Mitologia Grega apresenta o conhecimento como acabado, sem questionamentos, atribuindo aos deuses, todas as causas dos acontecimentos. Os deuses são os responsáveis por tudo que acontece aos seres humanos na terra. Por exemplo: A Benção dos Deuses A Deusa-Mãe deu aos homens vida. “Eu sou Pandora, a Doadora de todos os Presentes. Nada se era questionado tudo era aceito como divino.
A Caixa de Pandora e a Criação do Homem Titã Prometeu, descendente da antiga raça de deuses destronada por Zeus. Por isso apanhou um bocado de argila e molhou com um pouco de água de um rio. Com essa matéria fez o homem, à semelhança dos deuses, para que fosse o senhor da terra. E Atena, insuflou o espírito, o sopro divino. Prometeu se aproximou e ensinou às suas criaturas todos os segredos. Ainda faltava-lhes um último dom para que pudessem manter-se vivos: o fogo. Este, entretanto, havia sido negado à humanidade pelo grande Zeus. Prometeu entregando-o para a humanidade fez com que Zeus trama-se no Olimpo a sua vingança. Mandou que Hefaístos