resumo de Filosofia
Professora: Crystianne Mendonça
Email: crysfilosofia@gmail.com
O MITO GREGO: DA COSMOGONIA
A COSMOLOGIA
Características da Mitologia Grega:
O Mito é: o Sagrado o Inquestionável o Dogmático
Conceito de mito: O mito é uma narrativa inquestionável acerca do surgimento do universo.
Esse mito era narrado pelos Poetas Rapsodos, em cantigas, poemas, músicas. Os poetas mais famosos são Homero e Hesíodo.
O mito opera com a saturação do sentido, ou seja, um mesmo fato pode ser narrado de inúmeras maneiras diferentes, dependendo do que se queira enfatizar, e as coisas do mundo
(animais, vegetais, minerais, humanos) podem receber inúmeros sentidos, conforme o lugar que ocupem na narrativa.
Por isso, o mito abre espaço para contradições, mesmo sendo inquestionável. O mito pressupõe adesão plena, admite incoerências e é transmitido pelo poeta-rapsodo, tido como autoridade religiosa.
O mito é uma cosmogonia, composta da palavra cosmos, que significa mundo ordenado e da palavra gonia, que vem da palavra gênese, que significa nascimento, surgimento. O mito grego narra a origem da ordem=cosmos, gerada (gonia) pelos deuses através de suas lutas e relação sexual. Musas: entidades mitológicas capazes de inspirar a criação artística ou científica.
A Filosofia possui um conteúdo preciso ao nascer: é uma cosmologia. A palavra cosmologia é composta de duas outras: cosmos, que significa mundo ordenado e organizado, e logia, que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento, estudo.
Eram adoradas no templo Museion (daí a palavra
“museu”, que é o local onde se preservam as artes e as ciências);
Cosmogonia: uma tentativa de explicar a realidade através dos mitos, narrava a origem da natureza por meio de genealogias divinas.
Eram invocadas ao princípio de um poema épico, a fim de ajudar a um autor ou a um orador durantes os trabalhos com o poema;
Cosmologia: um tentativa de explicar a