ATD2 - Manifesto
656 palavras
3 páginas
UNIMES VIRTUALCURSO - LICENCIATURA EM QUÍMICA
Aluna: Roberta Correia Pinto Fraga
DP - Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
ATD 1 – Proposta de trabalhos com alunos com deficiência auditiva em sala de aula:
Verifica-se que uma educação que se diz inclusiva precisa levar em conta os desejos dos alunos e não apenas os rótulos sobre eles. Respeitando assim todas as suas potencialidades, capacidades e não somente suas dificuldades. Não se trata de colocar sua “deficiência”, ou melhor, dizendo, sua necessidade educativa especial em segundo plano, mas sim o reconhecimento do ser humano que está além desta necessidade. Dessa forma, uma prática educativa, seja ela de qualquer natureza, exige diferentes intervenções pedagógicas e diferentes olhares, sem, contudo diminuir o que se pode ensinar, subestimando assim o aluno e suas reais possibilidades.
Ressalta-se a necessidade da exigência de serviços, recursos de apoio complementar tanto para os professores quanto para os alunos. Além do dinamismo, adaptabilidade e a capacidade criativa do ser humano que inventa e reinventa modos e meios de agir, interagir, desempenhar funções e atuar em contextos diversos e desafiadores.
A questão que se impõe do ensino para alunos surdos e com deficiência auditiva demanda a desmistificação de conceitos e preconceitos a respeito desses alunos, promovendo formas de torna-los mais participativos na construção de seu conhecimento.
Os assuntos de ciências, particularmente da Química, podem ser estudados com ferramentas educacionais, importantes não só pra cegos e surdos, mas para alunos em geral. Essas metodologias visam aprofundar o conhecimento e despertar o interesse dos alunos pelo que está sendo estudado.
Deve haver um trabalho conjunto de professores de cada área e intérpretes quando houver a disponibilidade deste profissional na escola, para minimizar as distorções de conteúdos.
Como proposta de trabalho apresenta-se a utilização de softwares educacionais, muito úteis no