Os Companheiros
As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor que foi construída na Inglaterra durante o século XVIII. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias ficou maior e os lucros também cresceram. A burguesia; então, começou a investir nas indústrias.
Com tanto avanço, as fábricas começaram a se espalhar pela Inglaterra trazendo várias mudanças. Esse período é chamado pelos historiadores de Revolução Industrial e ela começou na Inglaterra e se espalhou por toda a Europa.
O filme demonstra os acontecimentos decorridos, principalmente, no inicio do século XIX. Quando surgiu a Revolução Industrial, milhares de camponeses foram expulsos dos campos, pois a sociedade feudal foi desagregada e os senhores passaram a investir na produção de matéria-prima para fábricas. Os expulsos dos campos foram para as cidades trabalhar como operários das indústrias. Os quais foram submetidos a situações precárias, de miséria, pobreza e exploração. O que interessava para os proprietários dos fatores de produção é somente o lucro. Naquela época os operários eram submetidos a 12,13 até 16 horas de trabalho, incluindo fim de semana e feriados, sem descanso, sem direito a nada. Mulheres e crianças também foram submetidos ao trabalho industrial para não piorar ainda mais a situação de miséria da família.
Cansados de viverem dessa maneira com péssima qualidade de vida, os operários se unem com a intenção de lutar por melhorias, surgindo a partir dessa união, os sindicatos. Sem muita experiência e organização os operários elegem líderes intelectuais para "comandar" o movimento.
Naquela época, a relação entre a burguesia e o proletariado era muito distante e complicada, pois os burgueses se sentiam muito superiores, eram arrogantes, egoístas, alfabetizados, interesseiros, calculistas e só pensavam em si mesmos e no lucro que suas indústrias lhe ofereciam. Ao contrário dos operários