Os custos da rotatividade empresarial
Sirlene Lopes de Oliveira
OS CUSTOS DA ROTATIVIDADE ORGANIZACIONAL
JANUÁRIA-MG
2014
INCISOH-INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
Sirlene Lopes de Oliveira
OS CUSTOS DA ROTATIVIDADE ORGANIZACIONAL
Trabalho para nota parcial, apresentado a profª Dilian Evangelista dos Santos, na disciplina de Gestão, no curso técnico em Administração, 3º módulo.
JANUÁRIA-MG
2014
OS CUSTOS DA ROTATIVIDADE EMPRESARIAL
1. INTRODUÇÃO:
Diante do surgimento da complexidade organizacional, percebeu-se a importância da introdução da área de Recursos Humanos (RH) na administração. Segundo CHIAVENATO (2009); a expressão Recursos humanos refere-se às pessoas que participam das organizações e que nela desempenham determinados papéis no sentido de dinamizar os recursos organizacionais. ( Chiavenato, 2009, pág; 2 )
2 . DESENVOLVIMENTO:
Sabe-se que tempos atrás, o primeiro emprego era sinônimo de estabilidade profissional, ocorrendo o desligamento apenas quando o indivíduo se aposentara tal feito hoje em dia se encontra obsoleto, já que as pessoas, de um modo geral, permanecem em uma organização por um período de tempo muito menor. A entrada e saída de pessoas numa organização, gera um fluxo denominado de Rotatividade ou turnover. Para Chiavenato (2009), o termo rotatividade de recursos humanos é usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente, é definido pela quantidade de pessoas que ingressam e que saem da organização. (Chiavenato, 2009, pág; 140 ) Quando a rotatividade, ocorre em pequena escala, considera-se como saudável ou vegetativa. Entretanto quando há certo desequilíbrio entre os números de entrada e de saída de pessoal, pode-se tornar prejudicial a empresa, tanto no sistema tático, funcional e até mesmo financeiro para tal organização. Geralmente isso ocorre quando essa situação é provocada pela iniciativa dos empregados.