Turnover no Nível estratégico
O foco do trabalho de conclusão de curso em questão, é o turnover no nível estratégico da empresa, então, antes de conceituarmos turnover, se faz necessário sabermos o que realmente é o nível estratégico empresarial
O nível estratégico da empresa é aonde são criados os fundamentos estratégicos da organização (como missão, visão, valores, crenças) e são traçados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo.
A metáfora do maestro é excelente para descrever a principal atribuição das pessoas que possuem funções neste nível, a de reger toda a orquestra para a consecução de seus objetivos previamente traçados e de acordo com os interesses dos acionistas/sócios.
Sua principal ferramenta é o planejamento estratégico e visão sistêmica e de futuro são competências essências para sua boa gestão.
O Turnover é a rotatividade dos colaboradores da empresa e pode ser medido com a seguinte fórmula:
Figura 1: Fórmula para medir o índice de turnover da empresa
Disponível em: < http://www.lg.com.br/canais/rh-mais/entrevistas/turnover-um-dos-grandes-pesadelos-das-empresas > acesso em: 30 mar. 2014.
A grande rotatividade de colaboradores em um mesmo cargo ou função dentro das organizações caracteriza um fenômeno que gera preocupação em gestores de equipes de todo o mundo.
O turnover ou a rotatividade de funcionários pode causar diferentes danos às organizações sejam estes financeiros ou até psicológicos.
Levando-se em conta a realidade brasileira, onde temos empresas de diferentes negócios, tamanhos e estágios de evolução, de modo geral os principais fatores são: instabilidade econômica; desregulamentação ou melhoria de desempenho em determinados setores; crescimento econômico e expansão internacional do mercado brasileiro; mudanças tecnológicas e de modelos de gestão; agilidade da concorrência e perda de mercado; insucesso dos negócios; ambiente e imagem organizacional; falta de diretrizes da empresa; ausência de expectativa ou falta de