Provisão de rh
Em plena era do conhecimento, toma-se como base da excelência empresarial o capital humano. A capacidade e sobrevivência das empresas dependem das pessoas agregadas aos seus valores patrimônios para o desenvolvimento tecnológico, mudança e enfrentamento d
Em plena era do conhecimento, toma-se como base da excelência empresarial o capital humano. A capacidade e sobrevivência das empresas dependem das pessoas agregadas aos seus valores patrimônios para o desenvolvimento tecnológico, mudança e enfrentamento da globalização. Os subsistemas de provisão de recursos humanos providenciam de forma inesgotável valores e talentos humanos capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso da empresa moderna. Os subsistemas da Administração de Recursos Humanos (ARH) são cinco etapas de controle e administração interdependentes.
A provisão de recursos humanos A provisão envolve o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura.
O planejamento de recursos humanos, o recrutamento e a selecção de pessoal são subsistemas da ARH.
Planejamento de Recursos Humanos
Planejar recursos humanos é antecipar sobre o tipo de força de trabalho e os talentos necessários para atingir os objetivos organizacionais num determinado tempo ou período.
Modelos de planejamento: O planejamento tem basicamente quatro modelos a serem utilizados, que são: a) procurar a mão-de-obra equivalente ao produto a ser trabalhado; b) requisitar mão-de-obra de acordo com os cargos ou funções necessárias; c) substituição de postos; d) vegetativo sem plano de expansão; ou ainda, e) modelo integrado que junta todas as alternativas anteriores.
Rotatividade e absenteísmo de pessoal
Rotatividade: Chiavenato (1999) define e relaciona