A EDUCAÇÃO É UM DEVER, EM PRIMEIRO PLANO, DA FAMÍLIA
Verônica Alves Malheiros Dias
RESUMO
Este documento reflete a educação como um dever da família e não apenas um dever do estado ou da escola. Este estudo tem como fator básico a importância da família na educação dos filhos desde os primeiros dias de vida até sua formação acadêmica. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica com colaborações de autores como TIBA (2005), GOLEMAN (1995) e CURY (2008) ,entre outros, com o intuito de salientar como a tarefa de educar os filhos é indispensável e indelegável em sua totalidade e como ela contribuirá a curto,médio e longo prazo para um futuro promissor dos mesmos. Vê-se que a relevância dessa tarefa, que é educar, cabe primeiramente aos pais ou responsáveis, logo os filhos passam mais tempo em casa com a família que em qualquer outro lugar. A presença familiar é importantíssima tanto na formação educacional quanto na formação emocional dos filhos.
Palavras-chave: Educação. Filhos. Dever. Família. Pais
Introdução
Este artigo tem como tema a educação é um dever, em primeiro plano, da família, logo ela, a família, é a base para a integração dos filhos na sociedade, desse modo desde o nascimento da criança os pais precisam ter em mente que a tarefa de educar lhes pertence. Eles têm o dever de assumir esse compromisso mesmo que para isso seja preciso enfrentar dificuldades.
Algumas questões abordadas neste estudo: O que acontece quando o principal educador, os pais, desistem ou não dão a educação necessária à criança?
Qual é a vantagem que pais, filhos e sociedade ganham quando a família assume o compromisso com a educação dos seus filhos?
Quando o assunto é educação, pais ou responsáveis estão prontos para se defender alegando que sempre fizeram seu dever: matricularam o filho na escola, ou seja fizeram sua parte, se a criança quis só brincar e esqueceu de estudar, quando deveria, problema é dela ou até da escola, já que muitas vezes esses pais pagam