EDUCACAO INFANTIL
Tarefa nº: Plano de ação
Título da Tarefa: Convívio Familiar
Nome: Danielle Miller; Eliane Aparecida de Andrade; Teresinha de Souza Macedo
Tutor(a) a Distância: Adylles Daiane Gomes Jacomelli Data: 05/04/2014
1. APRESENTAÇÃO:
O presente plano será aplicado em um Cmei, no qual as crianças permanecem na instituição em tempo integral, o qual está inserido em uma Secretaria de Educação Municipal que tem como objetivo o Cmei 12 (doze) meses. Sabendo-se que a educação é um processo contínuo que se desenvolve no ambiente familiar e social, é importante desenvolver ações que envolvam o contexto familiar e a relação com o contexto escolar. Visto que a maioria das crianças possui pouco contato com os pais.
“A importância da convivência familiar e comunitária para a criança e o adolescente está reconhecida na Constituição Federal e no ECA, bem como em outras legislações e normativas nacionais e internacionais. Subjacente a este reconhecimento está a ideia de que a convivência familiar e comunitária é fundamental para o desenvolvimento da criança e do adolescente, os quais não podem ser concebidos de modo dissociado de sua família, do contexto sócio-cultural e de todo o seu contexto de vida.” (PNCFC, 2006, p.31)
A família é a primeira instância social a qual a criança pertence e é através desse convívio com a mesma que a criança vai desenvolver padrões de socialização, pois os pais são responsáveis em ensinar os primeiros passos a ela, ou seja, os primeiros conhecimentos e a escola dão continuidade a esse processo são por isso que a participação ativa da família é de fundamental importância. Portanto cabe a família educar e a escola ensinar e não somente a instituição escolar ensinar e educar. É impressindível que escola, família e sociedade caminhem juntas em prol da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Além disso, com este plano temos