Para obter êxito na elaboração da peça processual cível
- Se a questão requer que você PROPONHA UMA AÇÃO para solucionar o problema do seu cliente, a única forma de se propor toda e qualquer ação é por meio da PETIÇÃO INICIAL, cuja técnica de elaboração está expressamente prevista no art. 282 do CPC;
- Se, por outro, lado, a questão requer que você DEFENDA seu cliente em uma ação contra ele proposta, a forma usual de fazê-lo é através daCONTESTAÇÃO, lembrando que esta não é a única forma de defesa, havendo também a reconvenção, as exceções (de incompetência do juízo, suspeição e impedimento do juiz) e, no processo de execução, os embargos e a impugnação.
- Por fim, se a questão requer que você RECORRA de uma decisão judicial, é preciso identificar que tipo de decisão foi proferida. Tratando-se de decisão interlocutória, caberá AGRAVO (na forma retida ou por instrumento). Tratando-se de sentença, o recurso oponível será aAPELAÇÃO. Lembre-se também da possibilidade de interposição dosembargos de declaração e do recurso inominado contra sentença proferida no Juizado Especial.
→ Se você identificou que a questão requer que você PROPONHAUMA AÇÃO lembre-se que, independente de qual seja a questão de mérito (indenização, possessória, negatória de paternidade, monitória, etc) a forma de fazê-lo é através da PETIÇÃO INICIAL, seguindo passo a passo os requisitos do art. 282 do CPC. Vejamos como interpretar estes requisitos na hora da prova:
Art. 282 do CPC: “A petição inicial indicará”
I. “O JUIZ OU TRIBUNAL A QUE É DIRIGIDA”
- Trata-se do ENDEREÇAMENTO da petição inicial. Neste tópico você deverá identificar qual o juízo competente para apreciar a ação.
- Escreva: Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara __________ da Comarca de ________________.
- o primeiro espaço normalmente vem em branco, pois, somente após a distribuição é possível conhecer a Vara específica