Perito Contador Assistente
PROVA TÉCNICA EM PROCESSOS JUDICIAIS DA ÁREA CÍVEL
Fernando Ferreira Dias Filho1
Leila Henriques Araújo2
RESUMO: O perito contador assistente é o profissional de confiança contratado por uma das partes de uma demanda judicial. Também conhecido como assistente técnico, o seu trabalho consiste em nortear, ao longo do processo judicial, os procedimentos referentes à parte técnica da prova pericial, preservando os interesses expostos na peça inicial e argumentando, por meio de quesitos, os pontos relevantes para o deslinde favorável da ação. É função também deste profissional emitir um parecer sobre o laudo pericial elaborado pelo perito do Juízo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo discutir a participação do trabalho do perito assistente na formação da prova técnica e na busca dos interesses da parte que o contratou.
PALAVRAS-CHAVE: Prova Pericial - Perícia Contábil - Perito Contador Assistente.
1
Contador , mestre em Engenharia de Produção pela UFSC e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Perícia Contábil e Gestão de Tributos do Centro Universitário Newton Paiva.
2
Contadora e pós-graduada em Perícia Contábil pelo Centro Universitário Newton Paiva.
1. INTRODUÇÃO
Em processos que envolvam questões contábeis, a contratação do perito contador assistente significa que a parte estará respaldada tecnicamente ao longo do processo por alguém que irá zelar pelos seus interesses. Profissional legalmente habilitado, com formação em Ciências Contábeis, ele poderá ser contratado para desempenhar sua função desde a propositura da ação judicial até o seu limiar.
Quando contratado na fase inicial do processo, irá orientar a parte e o seu respectivo procurador mediante elaboração de um parecer prévio, quanto à matéria contábil em discussão, e acompanhar o desenrolar da parte técnica ao longo do processo. Na fase processual de produção de prova, será o responsável pela elaboração dos quesitos que serão