FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Segundo Sócrates, o patrono da filosofia, a primeira verdade fundamental filosófica é: “sei que nada sei” a filosofia começa dizendo não ás crenças e a preconceitos, começa dizendo que não sabemos o que achávamos que sabíamos, ás vezes surgem perguntas e fatos aos quais não temos respostas e não conseguimos nos posicionar diante de tais situações, portanto deve ser entendida como a busca da verdade e não a própria verdade como às vezes nos faz parecer.
A filosofia tida como conhecimento da natureza, humana e de pensamento é uma criação grega. Entretanto não podemos desconsiderar que outros povos tão antigos quanto os gregos não possuam sabedoria e desenvolvimento do seu saber. A filosofia como modo de expressar sentimentos, surgiu com os gregos, e por razoes históricas e políticas tornou-se o modo de pensar e de expressar da cultura européia, e devido à colonização do Brasil por Portugal, nós também pertencemos, mesmo que de forma inferiorizados como colônia. Um dos legados da filosofia grega e: “tudo é necessário, temos que nos conformar e nos resignar”.
Podemos entender filosofia como uma renuncia de nossas certezas e, para voltarmos a momentos de questionamentos e duvidas. A filosofia tem como meta analisar o todo, o conjunto, portanto na filosofia o problema é tratado de forma conjunta e não fragmentado. Uma das funções da filosofia é provocar e estimular o cidadão para uma compreensão ampla de mundo. É importante que o educador acredite nas mudanças e proporcione o interesse e a curiosidade de seus alunos pelo conhecimento, assim formando alunos para atuar e intervir na realidade. Para que o educador tenha uma base sólida de formação, é necessária uma formação contínua e interativa com questionamentos e reflexões diárias sobre seu papel como educador, que acompanha o desenvolvimento e a transformação do ser humano e o meio em que vive.
Dentro do contexto da educação a filosofia traz uma visão mais