FILOSOFIA DIA 31
A filosofia apresenta uma grande importância na formação dos professores, levando-os a questionar sobre a sua prática e o fazer pedagógico, contribui no pensar no âmbito educacional, amplia visões de que envolvem a política educacional, bem como na estrutura que atinge de forma direta o campo educacional. 2. Qual é a importância do estudo da filosofia da educação na formação de um educador?
O educador desempenha um papel de grande importância para o desenvolvimento de uma sociedade, pois o mesmo atua como um formador de opinião que deve intencionar a efetivação de condições pedagógicas pautadas em princípios políticos, estéticos e éticos que propiciem a apreensão, compreensão e apropriação no conhecimento do aluno.
3. O que significa a afirmação de que não apenas o educador deve filosofar, mas, também, o educando?
A filosofia é aprendida pela atividade do próprio ato do filosofar, o ensino deve ser conduzido não por meio de palavras e exortações que colocam o aluno na condição passiva de meros ouvintes, e sim pelo método chamado de "erotético" (erotematische Methode) onde por meio de casos que o educador propõe, o aluno é desenvolvido e se convence deste modo, que ele mesmo é capaz de pensar, e fornece ao educador, por sua vez, a ocasião para ele aprender por si mesmo.
4. Que relações existem entre os conceitos de ser humano, filosofia e educação?
A primeira grande formulação filosófica, no Ocidente, se iniciou com os mais evidentes propósitos educativos. Os primeiros filósofos foram também os primeiros mestres, procurando reformular os valores da sociedade e, na realidade, reformar a educação corrente. Eram, pois, filósofos e reformadores. Os estudos filosóficos formais nasceram como estudos de educação. Os sofistas foram os "primeiros educadores profissionais" da civilização ocidental.