A importância da filosofia para o educador
Desenvolva uma reflexão sobre a importância da atitude crítica para o educador. (Mínimo de linhas 08).
É de suma importância que o professor, o educador, seja detentor de atitude crítica e que ele saiba fazer o uso dessa postura em seu trabalho. Ao lecionar se faz essencial a atitude, a necessidade na busca por mudanças, as contestações, os questionamentos, essa crítica deve ser trabalhada de maneira construtiva a fim de desenvolver um trabalho produtivo nesse contexto de ensino/aprendizagem e professor/aluno. É preciso que o educador reflita sobre o papel que ele exerce em seu meio profissional e sobre o papel que ele deveria exercer, se ele realmente cumpre com as suas funções, é necessário que ele seja crítico consigo mesmo, buscando se aprimorar sempre em seu trabalho, se esforçando ao máximo para obter uma melhor qualidade nas tarefas que ele realiza, dando o exemplo primeiramente para cobrar dos demais depois.
Atividade da aula 06
De acordo com a Antropologia Filosófica – estrutura do homem, explique a frase: O pensamento é o conhecimento por conceitos. Mas os conceitos se relacionam como predicados de juízos possíveis com uma representação qualquer de um objeto ainda indeterminado. (Mínimo de linhas 08).
O pensamento e o conhecimento são duas coisas distintas. Pensar sobre um objeto e conhecer um objeto não são a mesma coisa. O conhecimento abrange primeiramente o conceito que é aquilo que nos leva a pensar em um objeto, a definir a categoria a que esse objeto pertence, em seguida vem a nossa intuição, o meio que utilizamos para dar determinado conceito a um objeto, sem a intuição o conceito nada mais seria do que um pensamento referente apenas a forma existente das coisas, mas sem nenhum objeto definido, o que determina o conceito sobre determinado objeto é a intuição, sem a intuição não existiria o conhecimento, apenas um pensamento indefinido sobre as coisas, a intuição é o principio que nos faz penetrar na busca pela essência