A habilidade de ensinar
Maria Bruna de Sousa Pinto[1]
Resumo
Este artigo concebe o ensinar como uma habilidade, discuti a situação da prática de ensino na educação, destacando a importância dos professores refletirem sobre o seu cotidiano, e buscarem um olhar renovado, mais voltado para a realidade e comprometido com um ensino mais produtivo.
Palavras-chave: Prática de Ensino, habilidade, professor.
INTRODUÇÃO
Na área de educação o termo habilidade se resume a saber fazer.O que leva a nos perguntarmos se realmente isto acontece e se efetiva em nossa realidade brasileira, se os nossos profissionais da educação têm e dominam com eficiência e eficácia a habilidade de saber ensinar, esta envolve uma relação de troca, em que o docente aprende para ensinar e ensina para aprender, é uma ação que abarca inúmeras capacidades, conhecimentos e atitudes em que é imprescindível ser um professor reflexivo que nunca se satisfaz com sua prática.
REFLETINDO SOBRE A HABILIDADE DE ENSINAR
A educação hoje se revela ainda mais importante e desafiadora, o que exige um perfil de um educador muito mais comprometido com um ensino produtivo, que seja capaz de formar sujeitos autônomos na busca do conhecimento, criadores, inovadores e críticos, e não simples seguidores, copiadores e repetidores dos outros. E para que isto aconteça é preciso a educação rever, reolhar, e apontar de outro modo como nós fazemos, pensamos e refletimos sobre a nossa prática dentro da educação. Não faz sentido e ao mesmo tempo é contraditório dizermos constantemente que os alunos de hoje não são mais os mesmos e continuarmos a dar aulas do mesmo modo que a dez ou quinze anos atrás, dessa forma estamos usando uma pedagogia do passado que não satisfaz o mundo atual, e que portanto não deve ser o nosso ponto de partida e direção, devemos olhar nossa realidade e como esta se coloca, pois a educação lida com futuro. Quando nos colocamos a pensar e refletir sobre nós mesmos,