PEDAGOGIA
Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior
Antonia Nayara Pereira Fernandes
Franciclaudio Nato da Silva
Analise: Filme - Escritores da Liberdade Texto - Ensinar: Ofício estável, identidade profissional vacilante.
PAU DOS FERROS - RN
MAIO DE 2014
QUESTÕES PARA ANÁLISE:
1 – O QUE É PRECISO SABER PARA ENSINAR? BASEADO NO FILME E NO TEXTO?
De acordo com o autor do texto, ensinar é um ofício, e assim como vários outros ofícios desenvolvedores do saber, uma das condições essenciais em qualquer profissão, e aqui, analisando o que é preciso saber para ensinar é a concretização e a formalização dos saberes necessários à execução das tarefas que lhe são próprias, ou seja, não basta ter conhecimento mútuo, anos de experiências, currículo preenchido nos mais diversos graus de títulos, se não for possível a transmissão desses conhecimentos de forma que, em uma diversidade de educandos cada um digne-se a aprender o que foi repassado.
Trazendo essa questão do que é preciso para saber ensinar em relação ao filme Escritores da Liberdade assistido em sala, é possível detectar claramente as ideias, as mudanças de comportamento e ensino que uma professora inexperiente trouxe, para conseguir ensinar em uma sala de mentes totalmente diversificadas.
Ao deparar-se com a turma a professora sente o desestímulo de seus colegas e apesar disso mostrava-se entusiasmada, acreditava que era um trabalho possível. Diante de tal contexto de descrédito a professora se depara com o desafio de encontrar o melhor método para ensinar aqueles alunos, de modo a fazer valer a sua crença na educação.
Dai a necessidade que o professor esteja constantemente buscando a formação continuada para poder intervir na realidade de seus alunos. É o que afirma Kuenzer (1999, apud STREHL, 2010):
Não existe um modelo de formação para educadores, o professor necessita estar capacitado para trabalhar com