boniteza de um sonho
Em “Ser Professor na Sociedade Aprendente”, Gadotti explicita as competências exigidas para ser professor e a sua real função na sociedade atual. De acordo com o autor o cenário da educação vem sofrendo mudanças significativas decorrentes das novas tecnologias e o excesso de informação e com elas mudanças na tomada de atitudes por meio dos professores são cada vez mais esperados. Fala-se constantemente das competências esperadas para os professores, mas esquecem das habilidades necessárias para fazê-lo professor. De acordo com Gadotti “Alguns confundem competência com habilidade, mas competência não é habilidade: o professor pode ser competente, ter conhecimentos profundos de uma determinada disciplina e não ter habilidades práticas para o ensino, não saber ensinar.” É a habilidade em ensinar que o torna professor, capaz de encantar e transformar a realidade do aluno.
Nós aprendemos o tempo todo, o professor também é um aprendiz, aprende ensinando e o aluno ensina aprendendo e são exatamente esses saberes que o tornam o fascinante.
O conhecimento é fundamental na sociedade atual, pois através dele passamos a compreender melhor a sociedade, a economia, a política entre outros, e, portanto a importância do professor torna-se cada vez mais clara em uma sociedade em que a informação transita livremente e mais rápido do que imaginamos.
O professor deve saber o que está ensinando e o porquê está ensinado para assim separar o que tem algum significado do que é apenas uma propaganda enganosa ou algo parecido. O conhecimento liberta e por isso a necessidade do professor ter habilidade em ensinar e encantar os seus alunos torna-se cada vez mais claro. Temos visto muitos professores reprodutores do conhecimento, mas esses não causam grande impacto perante os seus alunos, pois vivemos em uma sociedade de