"A boniteza de um sonho"
Da autoria de Moacir Gadotti, esta obra aborda questões relativas à educação, a importância do professor e pedagogos na sua profissão. Nos convida a sonhar com as transformações no mundo através da educação, onde a sala de aula é uma espaço de transformação, capacitação de crianças, jovens e adultos. Para que isso aconteça, deve, o professor, educador, encontrar sua identidade, para a formação de indivíduos potencializados na sua autonomia, criticidade, que sejam capazes de se integrar a sociedade, que gere um desenvolvimento sustentável à humanidade.
1° Capítulo: “Por que ser Professor?” – o autor fala dos problemas que os professores enfrentam no nosso país, da desvalorização dos profissionais da educação, os salários baixos, escolas sem estrutura, o cansaço físico e mental, violência, que geram desmotivação dos operadores do ensino e assim contribui para desordem do nosso sistema de ensino.
Nos coloca a refletir para a nossa escolha, para que esta não seja parte do caos existente, mas que sejamos a solução, atuando no desenvolvimento dos indivíduos, para que se tornem críticos, que superem também, as adversidades que fazem parte das nossas, onde a educação deva ser prioridade dos nossos governantes, para a devida valorização do profissional do ensino.
2° Capítulo – “Crise de identidade, crise de Sentido” – nos convida a educar “a humanidade”, da importância que temos, onde o pensamento, jamais será substituído por qualquer máquina, por qualquer tecnologia. Somente nós somos capazes de pensar, agir, compartilhar, decidir, mesmo diante desse mundo tão globalizado.
3° Capítulo – “Formação Continuada do Professor” – trata da importância que tem o desenvolvimento do profissional da educação, da necessidade deste em se atualizar, constantemente das tendências e tecnologias, do desenvolvimento de projetos em conjunto com a comunidade que atua, da troca de experiências entre os demais profissionais da área, a realização de pesquisas,