boniteza de um sonho
-Ensinar e aprender com sentido
Capítulo 5
Aprender com emoção ensinar com alegria
A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano.
O professor precisa saber, contudo, que é difícil para o aluno perceber a relação entre o que ele esta aprendendo e o legado da humanidade.
O aluno que não percebe essa relação não verá sentido naquilo que está aprendendo e não aprenderá, resistirá à aprendizagem, será indiferente ao que o professor estiver ensinando. O aluno ano deixa de aprender porque é ¨burrinho¨. Ao contrario, ás vezes, a maior prova de inteligência encontra-se na sua recusa de aprender.
O que acontece conosco é que se o que aprendemos não tem sentido, se não atender alguma necessidade não aprendemos, o que aprendemos tem que significar, se não fizer sentido esquecemos, pois guardar coisa inútil é burrice.
Para o educador ensinar com qualidade, ele precisa dominar o conteúdo que é dado pelo contexto social, político, econômico, histórico, nesse sentido todo educador é também um historiador.
O que é aprender?
Aprender não é um acumular de conhecimentos. (o importante é aprender a pensar). É o sujeito que aprende através da sua experiência, portanto é no coletivo que se aprende o que é significativo para o projeto de vida da pessoa.
Aprendemos a vida toda (inteira). Como diz Paulo Freire :¨ Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender¨.
Só aprendemos quando colocamos emoção e alegria no que aprendemos e ensinamos.
Nossas escolas estão preocupadas em ensinar, e não param para pensar o que é ensinar, como se aprende, tudo se resume na aula.
Está cada vez mais difícil manter-se no emprego, na profissão, principalmente pelo desrespeito pela indisciplina, pelo desinteresse e pela violência que contaminam nossas escolas.
Há muitos professores que se sentem infelizes na escola e na sala de aula. O aluno também não vê sentido no que está aprendendo na escola.
A escola ensina num paradigma, o que fazer