Resumo "pegagogia do futebol" paulo freire
Antigamente não tinha a necessidade de falar sobre escolinhas de futebol, pois as brincadeiras de rua eram um grande aprendizado. Mas hoje, a escolinha é a grande responsável de onde surgirão os futuros craques do Brasil.
Freire defende a ideia de que as escolinhas devem ensinar as crianças através de brincadeiras, buscando em partes a ‘Pedagogia da rua’ e não apenas repetindo o que já é feito. O autor trás quatro princípios pedagógicos de aprendizagem no futebol: * A necessidade de ensinar futebol a todos, sem discriminação; * Não basta ensinar e sim ensinar bem para o desenvolvimento de todos; * Não se deve ensinar apenas a pratica, é importante aprofundar os estudos pedagógicos; * Necessidade de apreciar os esportes, levando-os para sua vida.
Músculos só podem realizar duas coisas: relaxar e contrair, trazendo inúmeras combinações de habilidades e coordenação motora e são aprimoradas desenvolvendo a capacidade física.
Os desafios de uma criança fazem com que ela desenvolva muito suas habilidades motoras no qual interage com outros aspectos: afetivo, social e cognitivo. Assim, uma criança antes dos sete anos precisa dominar o básico em movimentos, pois antes mesmo de aprender a falar, aprende-se o movimento e depois dessa idade percebe a necessidade de interagir com outras pessoas, usando o que já aprendeu.
Freire também defende a ideia de que a criança só estará preparada para as escolas de esportes, quando estiver com a base de sua coordenação motora, ou seja, aos sete anos de idade, no qual vai ter capacidade de aperfeiçoar e aprender novas técnicas motoras. O ensinamento deve ser feito de forma lenta e por meio de brincadeiras, que para as crianças, é um método muito sério, na vontade de aprender é que