A gestão democrática na Constituição Federal de 1988
A pesquisa está diretamente relacionada com a produção de conhecimento e decorre da capacidade de raciocínio do homem, ao enfrentar problemas e desafios. A investigação científica se enriquece e evolui constantemente, pela curiosidade e a necessidade de explicar e conhecer o que é novo. A pesquisa é um procedimento eminentemente racional e, por interpretar a realidade de várias maneiras, pode ser classificada em vários tipos.
TIPOS DE PESQUISA
Pesquisa bibliográfica
Abrange a leitura, análise e interpretação de livros, revistas, documentos, mapas, fotos, etc. A leitura deve ser atenta e sistemática, acompanhada de anotações e fichamentos que poderão servir à fundamentação teórica do caso.
A pesquisa bibliográfica deve ser uma rotina na vida profissional de professores e pesquisadores, e na de alunos, pois dá suporte a todas as fases de qualquer tipo de pesquisa: auxilia na escolha do tema, fundamenta a justificativa, define o problema, determina os objetivos, constrói hipóteses, elabora o relatório final.
Pesquisa de laboratório
É, erradamente, confundida com pesquisa experimental. Na verdade, muitas vezes as ciências humanas e sociais lançam mão de pesquisa de laboratório sem envolver pesquisas experimentais.
O que caracteriza a pesquisa de laboratório é o fato de que ela acontece em situações controladas, utilizando instrumental específico e preciso.
Pesquisa de campo
A pesquisa de campo possibilita a observação de fatos exatamente como ocorrem, no real, favorece a coleta de dados referentes a eles, e a análise e observação desses dados, com o objetivo de compreender e explicar o problema pesquisado.
Como qualquer outro tipo de pesquisa, a de campo parte do levantamento bibliográfico e define as técnicas que serão empregadas para registro e análise dos dados. Dependendo dessas técnicas, a pesquisa de campo poderá ser quantitativa ou qualitativa.
Na pesquisa quantitativa, o pesquisador apenas descreve o fato, sem