RESENHA: A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Instituto de Letras e Comunicação
Faculdade de Letras
Curso: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa
Turma: 12610 (Noite)
Disciplina: Política Educacional
Professora: Fabíola Kato
Aluno (s): Alan Carvalho, Camila Mendes, Cléber Wilkerson, Christiano Renato, Crystian Alfaia, Manoel, Sandro Saraiva, Stélio Rafael
RESENHA – A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Resenha apresentada à disciplina, Política Educacional, como requisito de avaliação orientada pela professora Fabíola Kato.
Belém
2013.
A Gestão Democrática na Constituição Federal de 1988
Refletir sobre os avanços e os limites presentes no texto de nossa Constituição Federal exige que nos lembremos de um conjunto de fatores que fazem parte de sua elaboração e de sua execução. Logo, faz-se importante mencionar os conceitos e contextos sociais que estão inseridos nessa Constituição e a relação deles com a gestão democrática.
O que é gestão?
Comecemos pelo termo ‘gestão’, que significa gerenciamento/administração, onde existe uma empresa, instituição ou entidade social de pessoas (as instituições podem ser públicas ou privadas e com ou sem fins lucrativos), que precisa se gerida/administrada. A gestão é um ramo das ciências administrativas e surgiu após a Revolução Industrial, buscando solucionar problemas administrativos que não existiam antes, utilizando para isso o esforço coletivo de pessoas (grupo), que passaram a usar técnicas, métodos e modelos administrativos para solucionar tais problemas, dentre os quais podemos destacar: as metas, planejamentos, recursos financeiros e tecnológicos, motivação, controle, liderança e etc.
O que é democracia?
A Democracia é um regime de governo em que todas as decisões políticas estão com o povo, que elege seus representantes por meio do voto. As principais funções da democracia é garantir a ao cidadão: proteção dos direitos humanos fundamentais, liberdade de expressão, de religião,