HUMANIDADE
O termo humanidade, do latim humanitas, faz referência à natureza humana, ao género humano ou ao conjunto de todas as pessoas do mundo.
1º conceito: A natureza humana
A natureza humana é um conjunto de características descritas pela filosofia, incluindo formas de agir e pensar, que todos os seres humanos têm em comum. De acordo com o conceito aceito pela ciência moderna, natureza humana é a parte do comportamento humano que se acredita que seja normal e/ou invariável através de longos períodos de tempo e de contextos culturais dos mais variados. A fraqueza própria do ser humano, a clemência, a compaixão perante as desgraças e as adversidades do outro, a afabilidade e a benevolência são outras características que recebem o nome de humanidade, pelo facto de fazerem parte da natureza humana.
2º conceito: Conjunto de todas as pessoas do mundo
No que diz respeito à humanidade enquanto população total da Terra, estima-se que há mais de 6.783.813.000 habitantes no planeta. De acordo com as estatísticas do século XX, entre 1950 e 2000, a humanidade teve um aumento de cerca de 130%, ou seja, mais do dobro do aquilo que foi registado no período de 1900 a 1950.
3º conceito: O gênero humano
Na taxonomia moderna, o Homo sapiens é a única espécie existente desse gênero, Homo. Do mesmo modo, o estudo recente das origens do Homo sapiens geralmente demonstra que existiram outras espécies de Homo, todas as quais estão agora extintas. A palavra homo vem do Latim e significa "pessoa", escolhido originalmente por Carolus Linnaeus em seu sistema de classificação. É geralmente traduzido como "homem", apesar disso causar confusão, dado que a palavra "homem" pode ser genérica como homo, mas pode também referir-se especificamente aos indivíduos do sexo masculino.
Transcendência