A filosofia da educação no Brasil
Nos últimos anos tem havido um estudos, a respeito da Filosofia e Educação, como processo de ajuste, na educação no sentido ou significados para a ação educativa, como conteúdo necessário na formação dos educadores e ingrediente necessário na formação de crianças e jovens.
A filosofia como um conhecimento histórico tem importância pela bagagem cultural desenvolvida ao longo os anos.
É claro a contribuição de filósofos como Aristóteles, Platão, Marx e outros que com seus estudo e ideias ajudaram e ajudam a sociedade a seguir seu desenvolvimento.
No que se refere ao ensino de filosofia na educação, esta disciplina tem diversas possibilidades de contribuir para um melhor desenvolvimento. Muitas são dadas ao ensino de filosofia e a sua importância na educação, alguns defendem que a filosofia é importante, pois ensina a pensar, ajuda a desenvolver o juízo, ajuda na reflexão.
Os pontos considerados positivos, certamente existem raciocínios contrários que separa a importância da filosofia na educação, podendo gerar nos professores de filosofia certa sensação de superioridade da filosofia sobre outras disciplinas, ou então causar certa desconfiança sobre as reais possibilidades de a filosofia dar conta de tamanha responsabilidade.
Embora as afirmações que os filósofos pensar na ideia que a filosofia ensina a pensar não se confirma, justamente porque acredito que ninguém ensina ninguém a pensar, e se isto fosse possível não seria privilegio apenas da filosofia, pois qualquer disciplina se bem ministrada, com professores qualificados e que saibam inserir o objeto de estudo com o cotidiano, poderia ensinar a pensar, de qualquer matéria.
Ajudar a desenvolver a ideia e a reflexão e incentivar a cidadania deveriam ser tarefa de todas as disciplinas da educação, porém, talvez por incapacidade ou por acomodação na maioria das vezes o trabalho fica o dever para ciências humanas, sobretudo da filosofia e da sociologia.
Afinal qual a