A Experi ncia de Hawthorne
As experiências foram realizadas em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, e seu objetivo inicial era estudar a relação entre a intensidade de iluminação e a eficiência dos operários, tendo a produção como medida para avaliação. Essa experiência teve quatro fases, com observações, separação de grupos e entrevistas.
FASES E ACONTECIMENTOS
Primeira fase
Na primeira etapa, operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas foram separados em dois grupos, um de tese e outro de experiência. O primeiro grupo trabalhava sobre intensidade de luz variável, enquanto o outro tinha intensidade constante. Ambos apresentaram um aumento na produtividade.
Reduziu-se a iluminação na sala experimental esperando uma queda na produção, mas o resultado foi o oposto, a produção na verdade aumentou. Os estudos feitos não conseguiram provar a existência de qualquer relação simples entre a intensidade de iluminação e o ritmo de produção, mas o que ficou evidente é que o ambiente como um todo impactava na produção.
Reconhecendo que era o fator psicológico que influenciava no resultado da pesquisa, a conclusão é de que o aumento da produtividade não estava relacionado com a intensidade da luz, mas sim com a atenção que estava sendo dada às pessoas.
Segunda fase
Na segunda fase da pesquisa, foram criados espaços diferentes para grupos de trabalho. Os objetivos eram avaliar o efeito de mudanças como períodos de descanso, lanches e redução da jornada de trabalho.
Os grupos eram compostos por cinco moças que trabalhavam na montagem dos reles e uma sexta moça que fornecia as peças para montagem. Alguns grupos sofreriam mudanças nas condições de trabalho, e eram