Experi ncia de Hawthorne
A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, pelo Conselho Nacional de Pesquisas dos Estados Unidos, em uma fábrica da Western Electric Company, situada em Chicago, no bairro de Hawthorne e sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção. A experiência foi coordenada por Elton Mayo, e estendeu-se à fadiga, acidentes no trabalho, rotatividade do pessoal (turnover) e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.
A experiência foi dividida em 4 Fases:
1.ª Fase: Os operários julgavam-se na obrigação de produzir mais quando a intensidade de iluminação aumentava e o contrário, quando diminuía. Comprovou-se a preponderância do fator psicológico sobre o fator fisiológico e a produtividade aumenta quando há a percepção dos trabalhadores que a direção da empresa lhes dá atenção.
2.ª Fase: 6 mulheres constituíam o grupo de observação “separadas” do restante do departamento apenas por uma divisória de madeira. O restante do departamento constituía o grupo de controle, que continuava a trabalhar nas mesmas condições e com equipamento de trabalho idêntico ao utilizado no departamento, apenas incluindo um plano inclinado com um contador de peças que marcava a produção numa fita perfurada. O Índice de comparação entre os grupos foi a produção. Grupo de observação tinha um observador, além do supervisor, operárias do grupo de observação foram convidadas para participar na pesquisa e esclarecidas quanto aos seus objetivos: determinar o efeito de certas mudanças nas condições de trabalho (período de descanso, lanches, redução no horário de trabalho etc.). Eram informadas dos resultados e as modificações eram antes submetidas à sua aprovação. A pesquisa foi dividida em 12 períodos. Criou-se um ambiente amistoso e sem pressões, a conversa permitida, aumentando a satisfação no trabalho. Não havia temor ao supervisor que era mais um orientador, o