Resenha sobre a experi ncia de Hawthorne
Rio de Janeiro, 10 de abril de 2015
Professor: Thomaz Monachesi
Disciplina: TGA
Aluna: Priscila Guimarães Cabral de Lima
Matrícula: 201408461293
Resenha sobre a Experiência de Hawthorne
A experiência de Hawthorne foi um marco na teoria das relações humanas pois possibilitou uma série de avanços em direção ao que conhecemos hoje nesta área. Apesar de ter se afastado da teoria inicial de que a intensidade da iluminação seria capaz de alterar a produtividade, mantevese firme no propósito de descobrir quais são os reais fatores motivacionais capazes de elevar a produção industrial.
Apos testarem um grupo de trabalhadores da Western Eletric, localizada em Hawthorne,
Chicago sob efeitos de luz variável os pesquisadores concluíram que a luminosidade não foi fator decisório para o aumento na produção, visto que, mesmo quando não existia modificação real na intensidade da luz, havia um aumento de produção. Com isso concluíram que existia um grande fator psicológico envolvido no processo, que agia independente de fatores ambientais. Em seguida tentaram incluir fatores nãoambientais na experiência, dando benefícios como pausas ao longo da jornada, gratificações por produtividade e redução da jornada de trabalho.
Em todas as alterações houve aumento de produção, porém ao serem retirados os benefícios a produção continuava a aumentar. O que levou os pesquisadores a observarem outros fatores.
Como o grupo de amostragem trabalhava separado das demais funcionárias recebia atenção especial e eram ouvidas a respeito de suas opiniões sobre o teste, alem disso as condições psicológicas de trabalho na área de teste eram muito mais satisfatórias pois elas poderiam conversar entre si e estavam se sentindo úteis para algo além da simples tarefa fabril a qual já estavam acostumadas.
Em seguida criouse um programa de entrevistas, onde cada funcionario era questionado sobre suas atividades, assim como suas expectativas, suas